Memória viva de câmara cascudo

O Memorial Câmara Cascudo é uma homenagem do Governo do Estado ao mais eminente homem de letras, inteligência e cultura do Rio Grande do Norte. O prédio desde 10 de fevereiro de 1987 guarda o Memorial Câmara Cascudo foi construído em 1875 para abrigar a Tesouraria da Fazenda, no mesmo lugar onde já existiu o edifício do Real Erário, construído no século XVIII.



O Prédio tem como real função de preservar e divulgar a vida e a obra de Luís da Câmara Cascudo, abordando diversos aspectos. O principal destaque é a biblioteca particular de Câmara Cascudo, com cerca de 10 mil volumes de diversos assuntos como folclore, religião, História, biografias e romances. A biblioteca é considerada “rara” por possuir obras do início do século passado e livros em diversos idiomas. Grande parte dos livros tem anotações de próprio punho de Cascudo e dedicatórias dos autores.


As duas primeiras salas são compostas por quadros com fotos que retratam passagens marcantes na vida de Câmara Cascudo. As outras três salas abrigam o Estudo da cédula, com quadros indicando o estudo feito pelo Banco Central para o lançamento da cédula de cinquenta mil cruzeiros (Cr$ 50.000) homenageando Câmara Cascudo; Arte popular, com mamulengos e peças feitas pelos artesãos. E a sala da magia falando sobre temas religiosos.



Em suas características arquitetônicas ele é no estilo neoclássico, por conter simetria, volume horizontal, colunatas tanto na fachada quanto no interior do edifício. Também possui os frontões, características do neoclássico.

Pesquisa feita por: Carolini Macêdo, Edson Florêncio, Jukison Messias e Sulamita Alves
Texto revisado por: Samantha Bivar

Leave A Comment

Tecnologia do Blogger.